domingo, 27 de janeiro de 2013

General Packet Radio Service (GPRS)


GPRS, refere-se a um serviço de transmissão de dados da rede móvel, não confundir com GPS, este se refere a geo-localização. Redes de dados GPRS permitem aos usuários acessar dados da Web e com mais velocidade em seus telefones celulares. Desenvolvido para o padrão GSM, o qual se beneficia com técnicas de comutação por pacotes. Na comunicação por pacote comutado, a rede envia um pacote de dados somente quando este for requisitado.

O GPRS suporta tanto o IP quanto o X.25 na comunicação de rede. Como o GPRS pode ser adicionado à infra-estrutura GSM de forma quase que imediata, ele apresenta vantagens nos uso dos 200 KHz existentes de canal de rádio, não necessitando de um novo espectro [Bettstetter, 2001].

Os principais elementos são o GGSN (Gateway GPRS Support Node) pode ser visto na figura 1 logo abaixo e o SGSN (Serving GPRS Support Node)  figura 2 logo abaixo. 


Figura 1: CISCO GGSN ASR5000, Fonte:http://www.cisco.com/en/US/products/ps11076/prod_view_selector.html


Figura 2: The Evolium 1000 Serving GPRS Support Node (SGSN) 
Fonte:http://www.mobilecomms-technology.com/projects/digital-mobile/digital-mobile6.html

O GGSN provê a interconexão com outras redes como a Internet ou redes privadas, atua como uma interface com a rede externa de pacotes (Internet). Ele converte os pacotes GPRS vindos do SGSN para o formato PDP (Packet Data Protocol) adequado, e os envia para a rede externa correspondente [Bettstetter, 2001]. O SGSN busca a localização dos dispositivos móveis e faz o roteamento dos pacotes de tráfegos para eles, implementa a política de escalonamento de pacotes entre diferentes QoS classes. Ele é responsável por estabelecer o Packet Data Protocol contexto (PDP) com o GGSN. A capacidade do GPRS pode ser adicionada aos aparelhos celulares e também pode ser disponibilizada para dispositivos de dados como modem de computadores.
Imagem: Arquitetura do sistema GPRS e interfaces.
Fonte: Bettstetter, Eberspächer, VÖgel; 2001.


O GPRS também adiciona mais entradas aos registradores GSM. Para gerenciamento de mobilidade, a entrada do usuário no HLR é estendida com um link para o respectivo SGSN. Além disso, o profileespecífico GPRS e os atuais endereços PDP são armazenados. A interface Gr é utilizada para fazer a troca desta informação entre HLR e SGSN.

O SGSN informa ao HLR a localização atual da MS. Quando uma MS se registra em um novo SGSN, o HLR envia o profile do usuário para o novo SGSN. De maneira similar, o caminho de sinalização entre GGSN e HLR (interface Gc) pode ser utilizada pelo GGSN para questionar a localização e o profile de um usuário que seja desconhecido pelo GGSN.



Fontes: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgprsaloc/pagina_3.asp
http://www.mobilecomms-technology.com/projects/digital-mobile/digital-mobile6.html
http://www.cisco.com/en/US/products

tag: tecnologia telecom, equipamento
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com este blog!
"Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos!"