Um estudante de uma universidade americana, Arizona State, apresentou um projeto para aproveitar a turbulência que os carros provocam nas rodovias. O vento produzido pela turbulência servirá para mover geradores eólicos conforme a figura abaixo.
O projeto é uma adaptação de substituição do tubo de aço horizontal de sinalização. A substituição abriga duas turbinas eólicas de eixo horizontal (de revolução silenciosa), que será alimentada pela turbulência criada pelos veículos que passam no local. Nos cálculos, como a média de velocidade nas estradas é de 115Km/h o deslocamento de ar resultante produziria, em média, em cada turbina eólica 9.600 kWh de energia, anualmente. Esta estimativa de produção de energia aumenta exponencialmente com o aumento da velocidade de turbulência do vento. O fluxo de vento criado sobre as estradas cria uma velocidade média de vento anual bem acima da estimativa de 115Km/h.
Há duas maneiras em que a energia pode ser usada:
fornecer a energia diretamente à rede para complementar fornecimento de energia atual,
ou auxiliar na produção de um centro comunitário para a interação social.
E pensar que atualmente a queima de Carvão é responsável pela provisão de 25% da energia primaria utilizada no mundo e 40% da energia elétrica consumida no mundo.
fonte: http://archinect.com/blog/article/21451130/here-goes-please-comment
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por contribuir com este blog!
"Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos!"