sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing


O DWDM é uma tecnologia projetada para melhorar a capacidade de transmissão de dados das fibras ópticas. Esta tecnologia está bastante difundida devido a sua alta capacidade de transmissão de dados.

Estão comercialmente disponíveis equipamentos DWDM para:

Redes de Acesso;

Redes Metropolitanas (Redes Metro);

Redes de Longa Distância (LH do Inglês: Long Haul, Transporte de Longa Distância);

Redes Submarinas, chamadas de ULH (do Inglês: Ultra Long Haul).

O funcionamento do DWDM é baseado na capacidade dos cabos de fibras ópticas de transmitir em alta velocidade uma grande quantidade de informação. A tecnologia DWDM recolhe todos os sinais gerados na fibra óptica e depois o envia a um local específico em quadros de diferentes comprimentos de onda. Este trabalho é realizado todos em uma única fibra. Com a ajuda desta nova tecnologia a rede pode aumentar a capacidade em até 8 GB por segundo porque a ação de oito diferentes comprimentos de onda estão envolvidos no processo. Atualmente, a taxa mais rápida atingida usando DWDM sobre a fibra óptica é superior a 375 gigabytes por segundo. Por isso, este é atualmente um dos métodos mais rápidos de comunicação.



Existem diferentes tipos de componentes utilizados na construção de tais sistemas. São eles:

Multiplexador e Demultiplexador Óptico de tecnologia DWDM conhecido como multiplexador e demultiplexador de terminal, onde vários sinais ópticos de mesma intensidade, espaçamento adequado e com comprimentos de onda altamente estáveis, são combinados em um dispositivo óptico passivo.

Repetidor de linha DWDM.

Elemento OXC, chamado Optical Cross Connect, abreviado como OXC, ou seja, em uma tradução livre Chave Óptica, este equipamento pode conectar qualquer Sinal Óptico, entre diversas portas de entrada e de saída, não necessitando para isto, fazer qualquer tipo de conversão do tipo Óptico x Elétrico x Óptico.

O transponder é utilizado como adequador de sinais tendo por finalidade uniformizar a intensidade e comprimentos de onda dos sinais ópticos recebidos e impor a estes um espaçamento adequado. pois na realidade é muito difícil obter comprimentos de onda entrantes em um Multiplexador Óptico com sinais de mesma intensidade e espaçamento adequado.

Segue abaixo um vídeo de uma animação do fabricante AsGa de uma rede de telecomunicações que utiliza a tecnologia DWDM:





por: Teo Pires
tag: tecnologia telecom

Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com este blog!
"Nenhum de nós é mais forte do que todos nós juntos!"